Marelli 1G7

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Possamai, 16 Dez 2024, 16:25

Defeitos Comuns:
- Oscilação, bico e bobina.

Anotação 1:
O capacitor eletrolítico (azul) dá muito defeito de vazamento, corroendo as trilhas. Além disso, por incrível que pareça, oxidação na placa pode fazer o carro injetar mais combustível e até deixar a sonda travada em rico. Devemos, então, realizar limpeza dessa oxidação.

Anotação 2:
O processador com defeito pode gerar pulso para o bico e pulso para a bobina, porém o carro não pega.

Anotação 3:
O diodo principal pode entrar em curto devido à alta tensão do alternador, podendo inclusive romper a trilha entre o diodo e o pino correspondente na ECU.

Anotação 4:
Uma ECU Multiponto pode substituir uma Monoponto, desde que se troque o chip/EPROM. Não precisa mexer em DRIVE, só trocar a EPROM.

Anotação 5:
Bicos travados abertos ou sem pulso geralmente são problema no drive.

Anotação 6:
ECU sem “sinal de vida”: este sintoma na maioria das vezes se caracteriza pelo não acionamento da bomba de combustível, não acionamento do relé principal, sem pulso nos bicos, sem pulso na ignição. Isto se deve ao não funcionamento dos componentes internos da ECU. Isto ocorre quando o regulador 5V da unidade está queimado. Caso constatado o defeito no mesmo, realizar a substituição. TESTE os diodos com a ECU alimentada.

Anotação 7:
Oscilação de marcha lenta: se não acionar NADA, é o drive do motor de passo. Se acionar, porém oscila, faça o reset dos parâmetros da marcha lenta com o CHIP FERRAMENTA. Troque o motor de passo e verifique a regulagem do sensor borboleta. É show de bola este reparo.

Anotação 8:
Pane na EPROM ou no micro, trava a ECU, faça os resets de parâmetros com o chip ferramenta.

Anotação 9:
Componente 74HC1140, controla o pulso do drive do bico.

Anotação 10:
Na frente da EPROM, existe um resistor, responsável pelo aterramento da EPROM (pino 28).

Anotação 11:
O GSCT38183FC05, chip que fica entre a CPU e a EPROM, deixa de mandar um sinal em um pino e inibe o L9122.

Anotação 12:
Conversor 46813531 – localizado ao lado da bateria e aplicado na ECU da Strada 1.5 com rede CAN. Esta interface recebe sinal de temperatura (entre 0V e 5V) do sensor triplo e converte em sinal CAN bus para o body computer.

CI's para Reposição:
- Regulador 5 V: L9170
- Bicos Multi: ML P2 N06CL
- Bobina: 0N40CL
- Motor de Passo:
- L9122
- 74HC1140
- R815
- Canister: L1N
- Bico Mono: L9150
- Relé: CA3262

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Possamai, 07 Jan 2025, 16:45

MAPA DOS DRIVERS

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Scussel, 07 Jan 2025, 16:48

DICA DO DIA
FIAT_MM_G7_10 - ATUADOR MARCHA LENTA - L298N.jpg
FIAT_MM_G7_10 - BOBINAS - BU931P.jpg
FIAT_MM_G7_10 - BOMBA - CA3262AE.jpg
FIAT_MM_G7_10 - DICA DO DIA - BOBINAS.jpg
FIAT_MM_G7_10 - DICA DO DIA - MOTOR DE PASSO.jpg
FIAT_MM_G7_10 - EPROM - 27C512.jpg
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Gabriel Scussel

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Scussel, 07 Jan 2025, 16:49

MAPA DOS DRIVERS 11
FIAT_MM_G7_11 - FRENTE.jpg
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Gabriel Scussel


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