Página 1 de 1
Multec Azul+Azul - MPFI 8V
Enviado: 09 Dez 2024, 14:02
por fortes
Problema: O eletroventilador do Corsa 2003 1.6 8V ficava acionado direto ao ligar a ignição. Mesmo após a troca do drive U9, a falha continuava.
Soluções Sugeridas:
Verificação com Scanner: Foi sugerido passar o scanner para verificar se o veículo tinha ar condicionado e se havia pressão no sistema do ar, pois a central pode entrar em modo de recuperação e acionar a ventoinha ao ligar a ignição.
Teste do Processador Auxiliar: Foi recomendado remover o U9 e verificar se o problema persistia. Caso positivo, cortar o terceiro ou quarto pino da direita para a esquerda, que leva ao processador auxiliar, poderia resolver o problema.
Troca do Drive Secundário e Reset de Parâmetros: A solução final foi trocar o drive secundário que aciona o eletroventilador e realizar o reset de parâmetros auto adaptativos, o que resolveu o problema.
Re: Multec Azul+Azul
Enviado: 16 Dez 2024, 14:50
por Possamai
As do Corsa basta trocar a eprom do 1.0 pela do 1.6 ou vice-versa. Para deixar uma do Corsa funcionando no Omega 2.2 precisa de alguns ajustes. A do Corsa também pode ser usado na S-10 não precisa nem descodificar. Omega 2.2 são as letras: CBRA e BNPY
Defeitos Comuns:
- Drive U9 do eletroventilador queima. Saídas A4 e A5.
Anotação 1:
Lembre-se de que se a ventoinha não funcionar, pode ser problema na programação da EPROM.
Anotação 2:
Bico Injetor que não pulsa, no Corsa MPFI, esta UCE utiliza 02 Drives de bicos; já no caso específico da S-10 Mono ponto, esta UCE utiliza apenas 01 Drive de Bico. Para resolvermos o problema, o procedimento adotado é trocar ou substituir o(s) Drive(s) de Bico(s) queimado(s), ou seja, o(s) Transistor(es) Darlington.
Anotação 3:
Veículo não funciona, pode ser devido à queima do varistor, ocasionado por pico de tensão gerado pelo alternador (quando ultrapassa 14,5V). Verificar também o driver do Regulador 5V, interligado ao relé de bomba, o qual é responsável pela alimentação 5V de todo o circuito da ECU, quando este está avariado.
Anotação 4:
Bico injetor pulsa direto como se estivesse travado aberto, ocasionando muitas vezes excesso de combustível. Para solucionar este problema, ressolder o componente que se encontra em frente ao drive de bico injetor.
Re: Multec Azul+Azul
Enviado: 16 Dez 2024, 14:50
por Possamai
CI's para Reposição:
- Regulador 5 V: 55199
- Bomba: 45980 9511B
- Bobina: 55199
- Motor de passo: 42827
- RPM:
- Ignição: 17493649
- Temperatura: 45980 9511B
- Canister: 45980 9511B
- Map: CI
- Ventoinha: 45980 9511B
- Velocidade:
- Bicos: IRF 540N
Re: Multec Azul+Azul - MPFI 8V
Enviado: 07 Jan 2025, 15:15
por Possamai
DICAS QUENTES
Re: Multec Azul+Azul - MPFI 8V
Enviado: 07 Jan 2025, 15:17
por Possamai
185 16202476 E87J PROCESSADOR PRINCIPAL
1 ATERRAMENTO
2 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 06 DO PROCESSADOR AUXILIAR
3
4
5 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 07 DO PROCESSADOR AUXILIAR
6 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 02 DO CRISTAL PIEZOELÉTRICO
7 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 01 DO CRISTAL PIEZOELÉTRICO
8
9 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 42 DO PROCESSADOR AUXILIAR / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 11 DA MEMÓRIA EPROM
10 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 41 DO PROCESSADOR AUXILIAR / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 12 DA MEMÓRIA EPROM
11 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 13 DA MEMÓRIA EPROM
12 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 39 DO PROCESSADOR AUXILIAR / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 15 DA MEMÓRIA EPROM
13 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 38 DO PROCESSADOR AUXILIAR / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 16 DA MEMÓRIA EPROM
14 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 37 DO PROCESSADOR AUXILIAR / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 17 DA MEMÓRIA EPROM
15 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 36 DO PROCESSADOR AUXILIAR / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 18 DA MEMÓRIA EPROM
16 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 35 DO PROCESSADOR AUXILIAR / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 19 DA MEMÓRIA EPROM
17 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 04 DO PROCESSADOR AUXILIAR
18 ALIMENTAÇÃO 5V
19 ALIMENTAÇÃO 5V
20
21 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 48 DO PROCESSADOR AUXILIAR
22 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 15 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
23
24
25
26 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 06 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO MOTOR DE PASSO
27 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 09 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO MOTOR DE PASSO
28
29
30
31
32
33
34 ALIMENTAÇÃO 5V
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 27 DA MEMÓRIA EPROM
45 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 26 DA MEMÓRIA EPROM
46 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 02 DA MEMÓRIA EPROM
47 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 23 DA MEMÓRIA EPROM
48 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 21 DA MEMÓRIA EPROM
49 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 24 DA MEMÓRIA EPROM
50 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 25 DA MEMÓRIA EPROM
51 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 03 DA MEMÓRIA EPROM
52 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 04 DA MEMÓRIA EPROM
53 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 05 DA MEMÓRIA EPROM
54 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 06 DA MEMÓRIA EPROM
55 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 07 DA MEMÓRIA EPROM / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 47 DO PROCESSADOR
56 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 08 DA MEMÓRIA EPROM / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 46 DO PROCESSADOR AUXILIAR
57 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 09 DA MEMÓRIA EPROM / LIGAÇÃO COM O TEMRINAL 45 DO PROCESSADOR AUXILIAR
58 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 10 DA MEMÓRIA EPROM / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 44 DO PROCESSADOR AUXILIAR
59
60 ENTRADA DE SINAL DO SENSOR DE POSIÇÃO DA BORBOLETA PELO PINO A8
61 ENTRADA DE SINAL DO SENSOR DE PRESSÃO ATMOSFÉRICA PELO PINO A7
62 ENTRADA DE SINAL DO SENSOR DE TEMPERATURA DA ÁGUA PELO PINO B12
63
64
65
66 ATERRAMENTO
67 ATERRAMENTO
68 ALIMENTAÇÃO 5V
Re: Multec Azul+Azul - MPFI 8V
Enviado: 07 Jan 2025, 15:17
por Possamai
17333771 21002 466 PROCESSADOR AUXILIAR
1 ATERRAMENTO
2
3
4 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 17 DO PROCESSADOR PRINCIPAL
5 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 08 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO MOTOR DE PASSO
6 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 02 DO PROCESSADOR PRINCIPAL
7 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 05 DO PROCESSADOR PRINCIPAL
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 01 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DE PARTIDA A FRIO
22 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 01 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELA LÂMPADA DE MANUTENÇÃO
23
24
25
26
27
28 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 14 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DE PARTIDA A FRIO
29 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 10 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DE PARTIDA A FRIO
30 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 06 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DE PARTIDA A FRIO
31 LIGAÇÃO COM O TEMRINAL 02 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DE PARTIDA A FRIO
32
33 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 10 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELA LÂMPADA DE MANUTENÇÃO
34
35 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 16 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 19 DA MEMÓRIA EPROM
36 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 15 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 18 DA MEMÓRIA EPROM
37 LIGAÇÃO COM O TEMRINAL 14 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 17 DA MEMÓRIA EPROM
38 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 13 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 16 DA MEMÓRIA EPROM
39 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 12 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 15 DA MEMÓRIA EPROM
40
41 LIGAÇÃO COM O TEMRINAL 10 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TEMRINAL 12 DA MEMÓRIA EPROM
42 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 09 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 11 DA MEMÓRIA EPROM
43 ALIMENTAÇÃO 5V
44 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 58 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 10 DA MEMÓRIA EPROM
45 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 57 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 09 DA MEMÓRIA EPROM
46 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 56 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 08 DA MEMÓRIA EPROM
47 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 55 DO PROCESSADOR PRINCIPAL / LIGAÇÃO COM O TERMINAL 07 DA MEMÓRIA EPROM
48 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 21 DO PROCESSADOR PRINCIPAL
49
50 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 02 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELA LÂMPADA DE MANUTENÇÃO
51 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 09 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
52 LIGAÇÃO COM O TERMINAL 10 DO COMPONENTE RESPONSÁVEL PELO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL