Multec H - Celta 1.0 QUEIMANDO BOBINA
Problema: Um Celta 2007 com sistema Multec H 1.0 estava queimando bobinas de ignição repetidamente. O cliente substituiu quatro bobinas em menos de 15 dias. Ao passar o scanner, foram verificados códigos relacionados à lâmpada de diagnóstico e à tensão da bateria. A lâmpada de diagnóstico não acendia ao ligar a ignição.
Soluções Sugeridas:
Substituição da Central: Foi trocada a central por outra com a mesma referência, e a SOIC da central original foi colocada na nova central. A lâmpada de diagnóstico voltou a acender, mas o código de tensão da bateria ainda aparecia.
Revisão do Aterramento: Foi feita uma revisão na parte de aterramento do veículo, mas o defeito persistia.
Verificação de Emendas de Fios: Foi encontrada uma emenda de fio na caixa de fusíveis, ligada ao sistema de alarme mal instalado. Após reforçar a solda nas emendas, o código de tensão da bateria deixou de aparecer e o carro voltou a funcionar normalmente.
Conclusão: O defeito afetou uma central e quatro bobinas de ignição. A solução foi identificar e corrigir a emenda de fio mal feita no sistema de alarme.
Multec H - Cinza e Preto
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fortes, 09 Dez 2024, 14:19
Multec VHC - Celta cinza/preto - Sem aceleração
Problema: O Celta não acelerava, e ao ligar o ar condicionado, o motor caía a rotação e apagava. Mesmo após desmontar e montar o motor, o problema persistia.
Soluções Sugeridas:
Telecarregamento: Foi sugerido realizar o telecarregamento da ECU.
Verificação do Cabeçote: Foi mencionado que o problema poderia estar no cabeçote, com vazamento nas válvulas.
Sensor de Rotação: Sugeriu-se colocar um sensor de rotação por fora para adiantar e atrasar o ponto.
Polia do Virabrequim: Verificar o alojamento da chaveta na polia do virabrequim, que pode estar fora do lugar.
Conclusão: O problema foi resolvido ao identificar que o compressor do ar condicionado estava travando, causando a falha.
Problema: O Celta não acelerava, e ao ligar o ar condicionado, o motor caía a rotação e apagava. Mesmo após desmontar e montar o motor, o problema persistia.
Soluções Sugeridas:
Telecarregamento: Foi sugerido realizar o telecarregamento da ECU.
Verificação do Cabeçote: Foi mencionado que o problema poderia estar no cabeçote, com vazamento nas válvulas.
Sensor de Rotação: Sugeriu-se colocar um sensor de rotação por fora para adiantar e atrasar o ponto.
Polia do Virabrequim: Verificar o alojamento da chaveta na polia do virabrequim, que pode estar fora do lugar.
Conclusão: O problema foi resolvido ao identificar que o compressor do ar condicionado estava travando, causando a falha.
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fortes, 09 Dez 2024, 14:20
Problema: A Meriva 2010 com sistema Multec VHC apresentava falhas como se fosse falta de ignição. Foram trocados o corpo de borboleta, a bomba de combustível, a bobina, as velas e a sonda lambda, mas o problema persistia. Não havia códigos de erro no scanner e a luz de injeção estava normal.
Soluções Sugeridas:
Troca da Central: Foi sugerido que o problema poderia ser na central. Após a troca por uma central FKTX 1.4 Econoflex, o problema foi resolvido.
Verificação de Alimentação Elétrica: Foi sugerido verificar a alimentação elétrica, relés, fusíveis, aterramentos e a integridade da bateria, pois falhas de alimentação podem causar erros de comunicação no scanner e acender luzes do painel.
Teste de Tensão: Foi recomendado colocar um multímetro na linha 15 e na linha 30 para verificar se há queda de tensão no momento da falha. Se a tensão permanecer acima de 13 volts, o defeito pode estar na UCE, possivelmente no regulador de 5 volts.
Soluções Sugeridas:
Troca da Central: Foi sugerido que o problema poderia ser na central. Após a troca por uma central FKTX 1.4 Econoflex, o problema foi resolvido.
Verificação de Alimentação Elétrica: Foi sugerido verificar a alimentação elétrica, relés, fusíveis, aterramentos e a integridade da bateria, pois falhas de alimentação podem causar erros de comunicação no scanner e acender luzes do painel.
Teste de Tensão: Foi recomendado colocar um multímetro na linha 15 e na linha 30 para verificar se há queda de tensão no momento da falha. Se a tensão permanecer acima de 13 volts, o defeito pode estar na UCE, possivelmente no regulador de 5 volts.
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Possamai, 16 Dez 2024, 16:10
CI's para Reposição:
- Regulador 5 V: 09400872
- Bomba: TLE6240GP
- Bobina:
- Motor de passo: L9935
- Sonda: TLE6240GP
- Ignição: 09398588
- Ventoinha 1: TLE6240GP
- Canister: TLE6240GP
- Ventoinha 2: TLE6240GP
- Part. Frio: TLE6230GP
- Bicos: TLE6240GP
- Regulador 5 V: 09400872
- Bomba: TLE6240GP
- Bobina:
- Motor de passo: L9935
- Sonda: TLE6240GP
- Ignição: 09398588
- Ventoinha 1: TLE6240GP
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Possamai, 07 Jan 2025, 15:28
DICA DO DIA
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