Marelli G7
Enviado: 16 Dez 2024, 16:23
Defeitos Comuns:
- Oscilação e interferência de ignição.
Anotação 1:
Quando fazer intercâmbio, cuidar da existência ou não do sensor de detonação, principalmente para os veículos a álcool.
Anotação 2:
Sofre muita interferência da ignição. Velas gastas, cabos e bobinas interferem muitas vezes nas centrais que vão no vão do motor, provocando defeito na EPROM e, às vezes, no processador. É necessário sanar a ignição primeiro.
Anotação 3:
Ignição: se o drive da bobina 1 queimar, o veículo não funciona nada de ignição. Já se o drive da bobina 2 queimar, o veículo pode ainda funcionar com dois cilindros. Isso porque se não houver centelha no primeiro cilindro, o veículo não pega. Veículo não pega, não dá partida. A solução é trocar o(s) driver(s) de ignição e transistor(es) Darlington.
Anotação 4:
Este processador apresenta muita avaria e perda de parâmetros. Caso apareça defeito da EEPROM, substitua-a por uma nova e corrija o sistema de ignição e aterramento no veículo.
Anotação 5:
Quando queima o varistor (vermelho redondo), é porque o alternador carregou acima de 14.5 volts.
Anotação 6:
O capacitor eletrolítico (azul ou marrom) dá muito defeito de vazamento, corroendo as trilhas. Ademais, por incrível que pareça, oxidação na placa pode fazer o carro injetar mais combustível e até deixar a sonda travada em rico. Devemos, então, realizar a limpeza dessa oxidação.
Anotação 7:
O regulador de voltagem 5V, quando avariado, também não deixa o veículo funcionar. Pode acontecer de ele acionar o relé da bomba e a luz de injeção, porém, não mandar 5V para os sensores e para o microprocessador. E se o drive do relé principal estiver com problema, não aciona nem bico nem bomba (placa antiga, drive de 3 pernas no lado da EPROM DIP).
Anotação 8:
Componente de partida a frio fica na frente do drive de motor de passo e tem interligação com o CA3262A (diferente daquele que aciona a bomba).
Anotação 9:
Bico(s) aberto(s) ou com pulso muito fraco, verifique a resistência dos bicos e troque o drive do bico injetor.
Anotação 10:
Interferência Eletromagnética: ocasiona oscilação, sonda não funciona, cortes repentinos, apaga, entre outros. Ex: O Uno SX costuma apresentar ‘Erro de Microprocessador’, causado geralmente por velas NÃO resistivas e falta de aterramento correto para a ECU-motor. Ex: Uno 1.5 apagando quando solta em ponto morto (mesma solução). Verifique também a resistência dos cabos, enfim, TODO o sistema de ignição. [Terceira vez que cito isto].
Anotação 11:
Oscilação 2: TPS original e parafuso da borboleta regulado corretamente, e motor de passo com êmbolo leve, são indispensáveis para um bom funcionamento. Outro detalhe no Uno SX é que tem o interruptor da marcha lenta; teste com o multímetro e a sua regulagem também é importante.
- Oscilação e interferência de ignição.
Anotação 1:
Quando fazer intercâmbio, cuidar da existência ou não do sensor de detonação, principalmente para os veículos a álcool.
Anotação 2:
Sofre muita interferência da ignição. Velas gastas, cabos e bobinas interferem muitas vezes nas centrais que vão no vão do motor, provocando defeito na EPROM e, às vezes, no processador. É necessário sanar a ignição primeiro.
Anotação 3:
Ignição: se o drive da bobina 1 queimar, o veículo não funciona nada de ignição. Já se o drive da bobina 2 queimar, o veículo pode ainda funcionar com dois cilindros. Isso porque se não houver centelha no primeiro cilindro, o veículo não pega. Veículo não pega, não dá partida. A solução é trocar o(s) driver(s) de ignição e transistor(es) Darlington.
Anotação 4:
Este processador apresenta muita avaria e perda de parâmetros. Caso apareça defeito da EEPROM, substitua-a por uma nova e corrija o sistema de ignição e aterramento no veículo.
Anotação 5:
Quando queima o varistor (vermelho redondo), é porque o alternador carregou acima de 14.5 volts.
Anotação 6:
O capacitor eletrolítico (azul ou marrom) dá muito defeito de vazamento, corroendo as trilhas. Ademais, por incrível que pareça, oxidação na placa pode fazer o carro injetar mais combustível e até deixar a sonda travada em rico. Devemos, então, realizar a limpeza dessa oxidação.
Anotação 7:
O regulador de voltagem 5V, quando avariado, também não deixa o veículo funcionar. Pode acontecer de ele acionar o relé da bomba e a luz de injeção, porém, não mandar 5V para os sensores e para o microprocessador. E se o drive do relé principal estiver com problema, não aciona nem bico nem bomba (placa antiga, drive de 3 pernas no lado da EPROM DIP).
Anotação 8:
Componente de partida a frio fica na frente do drive de motor de passo e tem interligação com o CA3262A (diferente daquele que aciona a bomba).
Anotação 9:
Bico(s) aberto(s) ou com pulso muito fraco, verifique a resistência dos bicos e troque o drive do bico injetor.
Anotação 10:
Interferência Eletromagnética: ocasiona oscilação, sonda não funciona, cortes repentinos, apaga, entre outros. Ex: O Uno SX costuma apresentar ‘Erro de Microprocessador’, causado geralmente por velas NÃO resistivas e falta de aterramento correto para a ECU-motor. Ex: Uno 1.5 apagando quando solta em ponto morto (mesma solução). Verifique também a resistência dos cabos, enfim, TODO o sistema de ignição. [Terceira vez que cito isto].
Anotação 11:
Oscilação 2: TPS original e parafuso da borboleta regulado corretamente, e motor de passo com êmbolo leve, são indispensáveis para um bom funcionamento. Outro detalhe no Uno SX é que tem o interruptor da marcha lenta; teste com o multímetro e a sua regulagem também é importante.