Marelli 4GF
Enviado: 16 Dez 2024, 16:38
Detalhes de Aplicação:
Existe 4SF com Body e sem Body computer, Imobilizador com Body Marelli ou caixinha cinza, ou ainda painel integrado.
Defeitos Comuns:
- Oxidação na placa, eletroventilador, arquivo do processador corrompido.
Anotação 1:
Se o arquivo do processador ST estiver corrompido, o veículo fica com a aceleração limitada, ou o code fica travado. Primeiro passo é fazer um telecarregamento do processador.
Anotação 2:
Bateria com tensão muito baixa no momento da partida, “chupeta”, ou tensão superior a 15,7 volts prejudica a programação do processador.
Anotação 3:
Atente-se para a regulagem AFR, sendo 9 para álcool e 13 para gasolina.
Anotação 4:
A partida a frio só irá funcionar se o AFR estiver abaixo de 10.5 e a temperatura da água e a do ar estiverem abaixo de 16ºC.
Anotação 5:
Unidade MORTA: ECU sem sinal de vida nenhum, sem acionamento de bomba, sem pulso de bico, sem pulso de ignição, morta mesmo. Verificar regulador 5V, o cristal e os diodos; caso não resolva, pode ser o processador queimado.
Anotação 6:
Bicos injetores sem pulso, travados ou falhando. Verificar se está com problema o componente responsável pelo pulso dos bicos injetores.
Anotação 7:
Sem pulso chegando no atuador, ou então valor travado, ou com funcionamento estranho. Realizar a substituição do drive do motor de passo.
Anotação 8:
Ventoinha sem acionamento, velocidade 1 ou 2; problema no drive do eletroventilador. Verifique.
CI's para Reposição:
- Regulador 5 V: L9132
- Bomba: L9131
- Bobina: VB025SP
- Motor de Passo: TLE6209
- Canister:
- L9131
- VB025SP
- Ventoinha:
- L9131
- Sonda: VND7N
- Bicos Multi: L9131
- Ventoinha:
- L9131
- L9131
- Temperatura:
- Partida a Frio: L9131
- Cristal: 10000
Existe 4SF com Body e sem Body computer, Imobilizador com Body Marelli ou caixinha cinza, ou ainda painel integrado.
Defeitos Comuns:
- Oxidação na placa, eletroventilador, arquivo do processador corrompido.
Anotação 1:
Se o arquivo do processador ST estiver corrompido, o veículo fica com a aceleração limitada, ou o code fica travado. Primeiro passo é fazer um telecarregamento do processador.
Anotação 2:
Bateria com tensão muito baixa no momento da partida, “chupeta”, ou tensão superior a 15,7 volts prejudica a programação do processador.
Anotação 3:
Atente-se para a regulagem AFR, sendo 9 para álcool e 13 para gasolina.
Anotação 4:
A partida a frio só irá funcionar se o AFR estiver abaixo de 10.5 e a temperatura da água e a do ar estiverem abaixo de 16ºC.
Anotação 5:
Unidade MORTA: ECU sem sinal de vida nenhum, sem acionamento de bomba, sem pulso de bico, sem pulso de ignição, morta mesmo. Verificar regulador 5V, o cristal e os diodos; caso não resolva, pode ser o processador queimado.
Anotação 6:
Bicos injetores sem pulso, travados ou falhando. Verificar se está com problema o componente responsável pelo pulso dos bicos injetores.
Anotação 7:
Sem pulso chegando no atuador, ou então valor travado, ou com funcionamento estranho. Realizar a substituição do drive do motor de passo.
Anotação 8:
Ventoinha sem acionamento, velocidade 1 ou 2; problema no drive do eletroventilador. Verifique.
CI's para Reposição:
- Regulador 5 V: L9132
- Bomba: L9131
- Bobina: VB025SP
- Motor de Passo: TLE6209
- Canister:
- L9131
- VB025SP
- Ventoinha:
- L9131
- Sonda: VND7N
- Bicos Multi: L9131
- Ventoinha:
- L9131
- L9131
- Temperatura:
- Partida a Frio: L9131
- Cristal: 10000