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Bosch ME1.5.4
Enviado: 09 Dez 2024, 11:49
por fortes
Bosch ME1.5.4 com 5v mas não funciona em bancada
Bosch ME1.5.4 com 5v mas não funciona em bancada
Problema: A central Motronic 1.5.4 do Kadet apresentava 5V no processador, mas não funcionava em bancada. O cliente relatou que ao ligar o ar condicionado, queimava os terras e a central não funcionava mais.
Soluções Sugeridas:
Verificação do Drive RAM: Foi sugerido verificar o drive RAM, que pode estar danificado.
Troca do Capacitor SMD: A troca do capacitor SMD do regulador foi realizada, mas a central continuava sem funcionar corretamente.
Verificação de Curto
Bosch M1.5.4 Drive de Bobina 2 e 3 - Troca e continua falhando
Enviado: 09 Dez 2024, 11:55
por fortes
Problema: O carro apresentava falha no pulso da bobina de ignição dos cilindros 2 e 3. Em bancada, tudo funcionava corretamente, mas no carro, o drive parava de mandar pulso.
Solução: Após vários testes, foi constatado que a junta de cabeçote entre os cilindros 2 e 3 estava danificada. A falha foi identificada através do medidor de vazão.
Re: Bosch ME1.5.4 e M2.8
Enviado: 16 Dez 2024, 16:04
por Possamai
Defeitos Comuns:
- Regulador 5V;
- Mal contato no soquete da EPROM
- Mal contato no processador
Anotação 1:
O 16V tem sensor de fase e válvula EGR.
Anotação 2:
Mesmas características técnicas para o MOTRONIC 2.8 do Omega 4.1.
Anotação 3:
Com motor 2.2, o eletroventilador é acionado pela central de injeção.
Anotação 4:
Vectra 2.2: a ECU para de funcionar, deixa um tempo parada e volta a funcionar. Nota-se que o sistema tem 12V, mas não aciona o relé da bomba. Pode ser tanto o circuito de acionamento do relé da bomba quanto o processador.
Anotação 5:
Veículo não entra em funcionamento, pode ser ocasionado pelo mal funcionamento do regulador 5V. A unidade não acende a lâmpada de anomalia, não aciona o relé de bomba. O regulador alimenta todo o circuito interno da ECU. Sem a alimentação destes componentes, o sistema não entra em funcionamento. Solução: realizar a substituição do regulador 5V.
Anotação 6:
Bicos injetores não pulsam, ficam ‘travados’, em curto-circuito ou ainda ‘abertos’. Não pulsam no veículo ou na bancada. Solução: substituir o multidriver que comanda os 04 bicos injetores.
Anotação 7:
Veículo não entra em funcionamento, e a UCE não funciona na bancada. Isso se dá devido à queima da massa (-) da central, geralmente ocasionada por trilhas rompidas no circuito ou terminais quebrados interligados ao bocal da UCE. Este defeito ocorre principalmente devido a algum tipo de sobrecarga (ou pico de tensão, seja gerado pelo alternador que está trabalhando fora de suas tensões padrões de trabalho, ou por alguma inversão de polaridade, seja nos pólos da bateria do veículo, devido a chamada ‘chupeta invertida’ nos pólos (+) e (-), ou devido a curto-circuito na fiação elétrica do próprio carro, ou ainda nos sensores ou atuadores do veículo). Também pode ocorrer por curto-circuito ligado ao aterramento (-), tanto dos sensores quanto ao massa (-) principal da própria UCE.
Anotação 8:
No caso específico do Vectra, quando o aterramento do motor de arranque (o massa(-)) está mal conectado ou desconectado, geralmente ocasiona a queima da massa da central. A solução para o problema é refazer as trilhas queimadas, utilizando uma central perfeita de estoque (de preferência com a mesma numeração) e testar. Na grande maioria das vezes funciona. Caso contrário, ou seja, se a reconstituição das trilhas não resolver o problema, entre com o osciloscópio, de preferência digital, na memória EPROM da UCE. A memória estará sem pulso (ou seja, não estará trabalhando com uma tensão de trabalho aplicada para a memória EPROM, que deve apresentar variação de 0,3 a 0,5V a 3,3 e 3,5V, ou ainda de 4,3 a 5V nas medições realizadas). Se isso acontecer, não apresentar a oscilação entre as tensões de trabalho esperadas, a solução é realizar a troca ou substituição do microprocessador, que trabalha junto do cristal oscilador da UCE.
Anotação 9:
Veículo não tem centelhamento na bobina de ignição, ou bobina de ignição com centelhamento direto e contínuo (costumeiramente chamada de ‘ignição travada’), ou ainda pulso muito fraco da bobina de ignição. Esse último defeito impedirá que o veículo dê partida. Ex: certa vez, ‘torrou’ o primeiro drive de ignição, que comanda os cilindros 01 e 04. Este queimou de maneira que quase fundiu o dissipador de calor de alumínio da placa com a carcaça do drive de ignição, destruindo também as trilhas da placa. Isso se deu devido a um curto-circuito na bobina de ignição de um Kadett, que possivelmente recebeu uma ‘carga invertida’, ocasionando assim tamanho estrago. A solução neste caso foi substituir o drive de ign
Re: Bosch ME1.5.4 e M2.8
Enviado: 16 Dez 2024, 16:09
por Possamai
CI's para Reposição:
- Regulador 5 V: 30358
- Bomba: 4226
- Bobina: 425691
- Motor de passo: B58574
- RPM: 30311
- Ignição: 425691
- Ventoinha: B58290
- Velocidade:
- Bicos: 30313 9824
- Ventoinha: B58290
- Detonação: 30301
- Bicos: 30313 9824
- Temperatura: B58290
- Canister:
- Map:
- Sonda:
Re: Bosch ME1.5.4 e M2.8
Enviado: 07 Jan 2025, 14:59
por Possamai
MAPA DOS DRIVES
Re: Bosch ME1.5.4 e M2.8
Enviado: 07 Jan 2025, 15:00
por Possamai
DICA DOS DIA
B58468 PROCESSADOR
Enviado: 07 Jan 2025, 15:01
por Possamai
1 CONEXÃO COM O TEMRINAL 3 DO COMPONENTE DOS ELETROINJETORES
2 CONEXÃO COM O TERMINAL 18 DO COMPONENTE DOS ELETROINJETORES
3 CONEXÃO COM O TERMINAL 19 DO COMPONENTE DOS ELETROINJETORES
4 ATERRAMENTO
5 CONEXÃO COM O TERMINAL 2 DO COMPONENTE DOS ELETROINJETORES
6 CONEXÃO COM O TERMINAL 20 DO COMPONENTE DOS ELETROINJETORES
7 COENXÃO COM O TERMINAL 3 DO REGULADOR DA MARCHA LENTA
8 CONEXÃO COM O TERMINAL 5 DO COMPONENTE DO REGULADOR DA MARCHA LENTA
9 CONEXÃO COM O TERMNAL 4 DO COMPONENTE DO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
10
11 ALIMENTAÇÃO 5V
12 ATERRAMENTO
13
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15
16 ATERRAMENTO
17
18
19
20
21
22
23 CONEXÃO COM O TERMINAL 16 DO COMPONENTE DOS ELETROINJETORES
24
25 ATERRAMENTO
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27
28
28
30
31 CONEXÃO COM O TERMINAL 12 DO COMPONENTE DO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL E 2 DO COMPONENTE DO CARRETOR DA MARCHA LENTA
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36 CONEXÃO COM O TERMINAL 1 DO COMPONENTE DA SONDA LAMBDA
37 ATERRAMENTO
38 ATERRAMENTO
39 CONEXÃO COM O CRISTAL PIEZOELÉTRICO
40 CONEXÃO COM O CRISTAL PIEXOELÉTRICO
41 COENXÃO COM O TERMINAL 25 DA MEMÓRIA ROM
42 CONEXÃO COM O TERMINAL 24 DA MEMÓRIA ROM
43 CONEXÃO COM O TERMINAL 21 DA MEMÓRIA ROM
44 CONEXÃO COM O TERMINAL 23 DA MEMÓRIA ROM
45 CONEXÃO COM O TERMINAL 2 DA MEMÓRIA ROM
46 CONEXÃO COM O TERMINAL 26 DA MEMÓRIA ROM
47 CONEXÃO COM O TERMNAL 27 DA MEMÓRIA ROM
48 CONEXÃO COM O TERMINAL 1 DA MEMÓRIA ROM
49 CONEXÃO COM O TERMINAL 22 DA MEMÓRIA ROM
50 CONEXÃO COM O TERMINAL 11 DA MEMÓRIA RAM
51 ATERRAMENTO
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62 CONEXÃO COM O TERMINAL 2 DO COMPONENTE DO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
63 CONEXÃO COMO TERMINAL 1 DO COMPONENTE DO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
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65 CONEXÃO COM O TERMINAL 10 DO COMPONENTE DO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
66 CONEXÃO COM O TERMINAL 1 DO COMPONENTE DOS ELETROINJETORES
67 CONEXÃO COM O TERMINAL 3 DO COMPONENTE DO RELÉ DA BOMBA DE COMBUSTÍVEL
68
69 ATERRAMENTO
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83 ATERRAMENTO
84 ATERRAMENTO
Re: Bosch ME1.5.4 e M2.8
Enviado: 07 Jan 2025, 15:04
por Possamai
SEGUE MAIS
Re: Bosch ME1.5.4 e M2.8
Enviado: 07 Jan 2025, 15:07
por Possamai
DICAS QUENTES