Este tópico abordará o Editec, abrangendo tanto o imobilizador da ECU quanto o emparelhamento entre a ECU e o Immobox, a ECU e o BC, ou a ECU e o painel.
Em alguns sistemas, o emparelhamento com o ABS, o câmbio TCM e o painel estará habilitado, permitindo a utilização do mesmo tópico.
-------------------------
MARELLI 4AFR
- Mensagens: 103
master, 23 Out 2024, 10:10
------------------------
Fernando Possamai
Instagram https://www.instagram.com/luizfernando.possamai/
Nossa história: https://autoluiz.net/sobre-nos/
Fernando Possamai
Instagram https://www.instagram.com/luizfernando.possamai/
Nossa história: https://autoluiz.net/sobre-nos/
- Mensagens: 184
Scussel, 29 Out 2024, 10:17
Problemas de Codificação e Soluções para o Sistema Ford Marelli 4AFR
**Problema Comum:**
- **Falha no Reconhecimento da Chave:** Mesmo após codificar transponders e trocar a bateria, o sistema às vezes não reconhece a chave.
**Soluções Sugeridas:**
- **Resoldar Conector do Painel:** Verificar e resoldar os conectores do painel.
- **Reprogramação da ECU e Painel:** Utilizar um scanner de injeção (preferencialmente Rasther ou Napro) para reprogramar a ECU e o painel, sincronizando o sistema e programando novas chaves.
- **Verificação de Aterramentos:** Limpar e estanhar terminais de aterramento, especialmente sob a bateria e no lado do motorista.
- **Alimentação da Antena:** Garantir que a antena do imobilizador esteja recebendo alimentação adequada (+ e -) e verificar os pinos de comunicação.
**Dicas Adicionais:**
- **Problemas Elétricos:** Verificar o chicote de comunicação e a alimentação do sistema.
- **Uso de Arquivos de Programação:** Em casos raros, pode ser necessário substituir os arquivos do painel e da ECU, utilizando kits de arquivos específicos.
**Ferramentas Recomendadas:**
- **Scanners:** Rasther, Napro.
- **Programadores:** PCM Flash, BitBox, MD Flasher, HP Tuners, IO Terminal.
**Conclusão:**
A maioria dos problemas de codificação no sistema Ford Marelli 4AFR pode ser resolvida com verificações e ajustes nos conectores, aterramentos e reprogramação adequada da ECU e do painel. Em casos mais complexos, a substituição de arquivos de programação pode ser necessária.
**Problema Comum:**
- **Falha no Reconhecimento da Chave:** Mesmo após codificar transponders e trocar a bateria, o sistema às vezes não reconhece a chave.
**Soluções Sugeridas:**
- **Resoldar Conector do Painel:** Verificar e resoldar os conectores do painel.
- **Reprogramação da ECU e Painel:** Utilizar um scanner de injeção (preferencialmente Rasther ou Napro) para reprogramar a ECU e o painel, sincronizando o sistema e programando novas chaves.
- **Verificação de Aterramentos:** Limpar e estanhar terminais de aterramento, especialmente sob a bateria e no lado do motorista.
- **Alimentação da Antena:** Garantir que a antena do imobilizador esteja recebendo alimentação adequada (+ e -) e verificar os pinos de comunicação.
**Dicas Adicionais:**
- **Problemas Elétricos:** Verificar o chicote de comunicação e a alimentação do sistema.
- **Uso de Arquivos de Programação:** Em casos raros, pode ser necessário substituir os arquivos do painel e da ECU, utilizando kits de arquivos específicos.
**Ferramentas Recomendadas:**
- **Scanners:** Rasther, Napro.
- **Programadores:** PCM Flash, BitBox, MD Flasher, HP Tuners, IO Terminal.
**Conclusão:**
A maioria dos problemas de codificação no sistema Ford Marelli 4AFR pode ser resolvida com verificações e ajustes nos conectores, aterramentos e reprogramação adequada da ECU e do painel. Em casos mais complexos, a substituição de arquivos de programação pode ser necessária.
--------------------------
Gabriel Scussel
Gabriel Scussel